quinta-feira, 16 de junho de 2011

o cranio HUMANO


O crânio humano, além de proteger o cérebro, forma a face, sendo formado por 22 ossos separados, o que permite seu crescimento e a manutenção da sua forma. Ele pode ser dividido em duas partes: neurocrânio e vicerocrânio.

Neurocrânio: formado pelos ossos que estão em torno do sistema nervoso, servindo como proteção

Vicerocrânio: constituído pelos ossos que formam a face.


As articulações do crânio humano, exceto pela mandíbula, são do tipo suturas (imóveis). Apesar de imóveis, estas suturas possuem fibras que permitem alguma flexibilidade. Durante o crescimento, antes de se unirem,  estes ossos são ligadas por tecido cartilaginoso. Nos bebês é grande este espaço entre as peças do crânio, por isso é chamado de “fontanela” ou “moleira”.

Oito ossos formam o neurocrânio (caixa craniana), que circunda o tronco cerebral e o cérebro. Catorze ossos formam o vicerocrânio, que compreende os ossos que dão apoio ao rosto. Além destes, há dentro dos ossos temporais seis ossículos auditivos do ouvido médio (3 de cada lado).

O crânio também contém algumas cavidades como as nasais, que são  cheias de ar e revestidas de epitélio respiratório.Além disso, há os seios da face que são cavidades aeradas no interior dos ossos e se localizam ao lado do nariz ou nas maçãs do rosto.

As funções exatas dos seios são discutíveis, pois eles contribuem para a redução do peso do crânio e contribuem para a ressonância da voz, também ajudam no aquecimento e umidificação do ar aspirado através da cavidade nasal. Essas cavidades são revestidas por uma mucosa semelhante à mucosa do nariz. Sinusite é a inflamação dessa mucosa.

A maioria dos ossos cranianos forma pares, um do lado direito e o outro do lado esquerdo. Para tornar o crânio mais forte, alguns desses pares fundiram num osso único. O neurocrânio é formado por oito ossos diferentes, que apenas formam as suturas ósseas a partir dos 2 ou 3 anos de vida.

O frontal é um osso ímpar, que constitui a parte anterior e superior do crânio, embora a sua parte inferior pertença à formação da base. Os dois parietais, um de cada lado, têm uma forma quadrangular e constituem as paredes laterais superiores do crânio. Os dois temporais, igualmente nos dois lados, formam as paredes laterais inferiores do crânio.

O occipital é um osso ímpar, o qual se encontra situado na parte posterior do crânio, formando parte da sua base e possuindo no centro um grande orifício, denominado forame magno, articula-se com a primeira vértebra cervical (atlas), através do qual passa a medula espinhal.


O esfenoide, outro osso ímpar, encontra-se situado na linha média da base do crânio, apresentando a forma de uma borboleta. A parte central, ou corpo, de forma cúbica, contém no seu interior várias cavidades pneumáticas, denominadas seios esfenoidais, e apresenta uma depressão onde se encontra alojada na sua superfície superior a glândula hipófise, denominada "sela turca".

O etmóide, um osso ímpar de reduzidas dimensões, encontra-se na linha média do crânio, à frente do esfenoide.

Os ossos cranianos são finos, mas, devido ao seu formato curvo, são muito fortes em relação a seu peso - como ocorre com a casca de um ovo ou o capacete de um motociclista.

A estrutura óssea da face é formada por vários ossos firmemente unidos entre si, com exceção da mandíbula que é móvel.

O maxilar forma a parte anterior da face e acolhe os dentes superiores, a sua constituição complexa faz com que forme a parte inferior das cavidades orbitárias, as paredes das fossas nasais, o palato ósseo e receba os dentes superiores.

A mandíbula é um osso ímpar com a forma de uma ferradura, sua extremidade superior acolhe os dentes inferiores. Os ossos malares encontram-se simetricamente localizados em ambos os lados da face, apresentando uma forma quadrangular e formando as maçãs do rosto.

O centro da face é constituído por vários ossos pequenos com forma irregular: o vômer, os nasais, os cornetos (no interior das fossas nasais), os lacrimais e os palatinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário